English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A música de Altinópolis

by José Márcio Castro Alves

Sérgio José de Souza, mineiro de Jacuí, foi o primeiro juiz de paz da Vila de Mato Grosso e também o criador da primeira banda musical, em 1890. A banda tocava em datas cívicas e também nos enterros. A partir do início do Século XX o coletor Ítalo Pierucci fundaria a banda Lyra de Orpheu, que perduraria por muitas décadas.
Inúmeros bons músicos passaram por Altinópolis, no tempo em que havia prazer em conversar e conviver. Uaib Sabino, natural de Brdóswisk e genro de Otávio Brond, frequentou muito as rodas musicais de Altinópolis como amigo e também como músico. Era saxofonista da famosa Orquestra Marabá.

Um dos filhos de Ítalo Pierucci que daria continuidade aos grupos musicais da cidade foi Virgílio Pierucci, conhecido por Alcindo, que formaria um conjunto musical a partir dos anos 1950 e seguiria por três décadas. Animavam bailes, quermesses, festas e bailes de carnaval.
Um dos integrantes do grupo musical do Alcindo Pierucci, Antonio Bronzi, conhecido por Seu Nenê, nos conta sobre a corporação musical que mais faria sucesso na antiga Altinópolis.


mapim53@yahoo.com.br
José Márcio Castro Alves



2 comentários:

  1. Parabéns José Márcio pelo BLOG,onde temos a oportunidade de relembrar o quanto Altinópolis ja teve de bom.Que essas lembranças nos estimulem para melhorarmos nosso presente e deixarmos um legado digno às futuras gerações.Se puder ajudar em algo,estou à disposição.Um abraço.
    Wanderley Malaspina

    ResponderExcluir
  2. Sou neto do Graciano de Oliveira, hoje com 106 anos, sobrinho de consideração do Ítalo Pierucci. Apesar da memória falha, ainda se lembra muito do tio Italo e dos anos em que viveu em Altinopolis.

    ResponderExcluir